A Flight Sim Studio (FSS) publicou hoje uma atualização muito aguardada pela comunidade sobre o desenvolvimento dos seus FSS E-Jets. O foco principal é a implementação de um FMS (Flight Management System) totalmente novo e customizado, que promete elevar o realismo da aeronave a um novo patamar.

A equipe revelou que esta nova versão, equipada com o FMS customizado (CFMS), está em fase de testes intensivos há quase três meses. Os números impressionam e mostram o nível de dedicação ao projeto: mais de 88 testadores participaram, acumulando cerca de 2.000 sessões de voo. Isso resultou em 64 relatórios de problemas únicos e gerou 350 alterações no código.

O que já funciona no novo FMS?
Segundo a FSS, a aeronave já é considerada “totalmente voável” em operações normais. As principais páginas do FMS estão configuradas e, o mais importante, o LNAV (Lateral Navigation) está funcionando bem, mesmo em condições adversas (como os ventos cruzados de 50 nós sobre o Reino Unido mencionados pelos desenvolvedores).
Além disso, o VNAV (Vertical Navigation) já está implementado.
Um dos maiores desafios foi a integração dos dados de navegação da Navigraph, que causou alguns bugs de regressão. A FSS teve que reconstruir toda a lógica de aproximação ILS do zero, mas afirma que o sistema agora está “sólido como uma rocha”.
Graças aos testes detalhados, muitos problemas com SIDs e STARs foram corrigidos, especialmente casos complexos como waypoints do tipo “Course to Altitude” (Curso para Altitude) e outros procedimentos não padronizados. Até mesmo a função Direct-To (Direto Para) está operando de forma satisfatória.
O que ainda falta para os FSS E-Jets?
O principal item pendente é o refinamento dos modos verticais do piloto automático, que fazem o avião seguir os perfis verticais calculados pelo VNAV.
A equipe explica que, com o novo CFMS, eles tiveram que reconstruir o LNAV do zero (o que já foi feito). No entanto, os modos verticais ainda não estão totalmente finalizados. Isso significa que o piloto automático por vezes não se comporta corretamente, especialmente durante aproximações RNAV, onde a precisão vertical é crucial.
Próximos Passos e Versão Experimental
A FSS anunciou que convidará em breve mais 100 testadores. A grande notícia, no entanto, é o plano de lançar uma versão experimental aberta a todos caso o piloto automático esteja estável até Dezembro.
É importante notar que esta versão experimental dos FSS E-Jets ainda terá limitações. Certos sons (como o alerta “TO CONFIG”) ainda não funcionarão, pois a lógica de som está sendo portada de JavaScript para WASM. O calculador de performance no EFB também não estará disponível, pois estava vinculado ao sistema antigo do MCDU.
Ainda assim, a FSS garante que este build já é “muito mais divertido de voar” que a versão anterior.
E a versão 1.0?
Ainda não há data para a versão 1.0 final. A FSS afirma que há muito a fazer além do que foi mencionado, mas que o mais importante é entregar aos usuários uma versão muito melhor o mais rápido possível, independentemente do nome que ela tenha.
Resumo e Análise Editorial FlySimBR
Esta é uma atualização crucial da Flight Sim Studio. O calcanhar de Aquiles dos FSS E-Jets, desde o lançamento, era o uso do FMS padrão do simulador. O anúncio de um FMS customizado, com LNAV e VNAV funcionais, e o porte do código para WASM, demonstram um comprometimento sério em corrigir a maior queixa da comunidade. A transparência nos testes (2.000 voos) é louvável. Se a FSS conseguir entregar a versão experimental em dezembro, mesmo com limitações, ela estará reposicionando seu produto para competir no topo da categoria de jatos regionais no MSFS.

