A comunidade de simulação de voo tem um excelente motivo para comemorar. Conforme prometido, a Aerosoft liberou uma nova e substancial atualização para sua popular família de jatos regionais, o Aerosoft CRJ (550/700/900/1000), para o Microsoft Flight Simulator. A versão 2.1.10 já está disponível e traz uma série de refinamentos importantes que prometem aprimorar significativamente a experiência de voo.
A atualização pode ser baixada imediatamente através do aplicativo Aerosoft One. A expectativa é que ela também seja disponibilizada em breve no Marketplace interno do simulador, garantindo acesso facilitado a todos os usuários. Esta atualização foca em aprimorar a fidelidade e a funcionalidade da aeronave em diversas áreas críticas.
Destaques da Atualização 2.1.10
Esta nova versão traz um update robusto, com foco em refinar os modelos de voo e de motor para todas as variantes do Aerosoft CRJ, resultando em maior realismo e responsividade. No cockpit, pilotos virtuais notarão melhorias visuais em itens como as saídas de ar, a alavanca do trem de pouso e os indicadores de posição dos assentos.
Uma novidade bem-vinda é a adição de um knob de brilho mestre para os RTUs e MCDUs, centralizando o controle da iluminação. Além disso, a lógica do piloto automático foi revisada, com correções no seu desacoplamento (inclusive para o futuro MSFS 2024), melhor gerenciamento dos modos do Flight Director (FD) e cálculos mais precisos de ETA (Tempo Estimado de Chegada) e TOD (Topo de Descida).
Tecnicamente, uma mudança fundamental foi a remoção dos antigos arquivos .air
do projeto, uma modernização que alinha a aeronave às práticas mais recentes de desenvolvimento para a plataforma.
Melhorias de Navegação e Sistemas
A lógica de navegação e dos sistemas também recebeu atenção especial. Foram implementadas correções para o rastreamento de arcos DME, pernas RF (Radius-to-Fix), e a exibição do VNAV. A integração com o popular addon GSX foi expandida, agora com suporte para GPU externa e um comportamento de pushback mais refinado.
Pequenos, mas importantes, ajustes de realismo foram feitos, como o comportamento correto dos flaps, a lógica de acionamento dos spoilers de solo (GLD) e as indicações de alcance do TCAS. O feedback sonoro também foi aprimorado, com chimes para o PA e chamadas de cabine. No geral, a atualização agrega uma camada significativa de profundidade, precisão e funcionalidade à simulação do Aerosoft CRJ.
Changelog – Versão 2.1.10
Conforme divulgado pela Aerosoft, segue a lista das alterações implementadas nesta versão:
- Modelo de voo atualizado (todas as variantes)
- Modelo de motor atualizado (todas as variantes)
- Itens do modelo do cockpit aprimorados (saídas de ar, indicadores de posição do assento, alavanca do trem de pouso)
- Corrigida a função de conversão de galões para libras
- Corrigido o cálculo do ponto de virada em directs baseados na página LEGS
- Removidos os arquivos .air do projeto
- Adicionada a entrada de compensador de profundor à lógica de desconexão do piloto automático
- Corrigidos símbolos e etiquetas de waypoints ausentes em pernas direct em rota
- Corrigida a lógica de desengajamento do AP no FS2024
- Pequena correção no ângulo da câmera do MCDU (CRJ-700)
- Corrigido o indicador de acoplamento do AP mostrando vermelho quando o AP está desligado
- Corrigidas as simvars usadas para detecção de entrada de controle
- Corrigido o reset dos modos do FD ao desconectar o AP
- Corrigido o cálculo do erro de desvio de rota (crosstrack error) para pernas DIRECT
- Alterados os níveis de detecção de força de entrada de controle
- Corrigido o cálculo de ETA na página PERF INIT 3/3
- Adicionado suporte para pernas DME Arc e RF terminando com waypoint de sobrevoo
- Corrigido o cálculo do TOD quando a altitude de cruzeiro está abaixo de uma restrição
- Corrigidos waypoints personalizados ATD
- Limitada a distância direta T-P para 10 NM
- Corrigida a falta de chime ao pressionar o botão PA
- Reelaborada a lógica de desconexão e engajamento do piloto automático
- Ajustado o modo 1 do GPWS (sink rate) para ser menos sensível
- Corrigido o cálculo de VFTO para o pouso
- As velocidades de decolagem e pouso não mudam mais durante o voo
- Alterada a condição de acionamento do GLD para 3 segundos abaixo de 10ft RA após peso nas rodas
- Corrigidas as condições de retração do GLD (abaixo de 45 nós e 40s com peso nas rodas)
- Corrigido o botão CALL que não tocava o chime
- Corrigido o problema com a perna (INTC) após a decolagem
- Corrigido o tempo/combustível negativo na janela VNAV do MFD durante estado inválido
- Corrigido o desenho do símbolo de waypoint após um direct
- Ajustado o direct T-P para reduzir o overshoot
- Corrigido o rastreamento de arcos DME curtos (<10°)
- Corrigido o ETA nas páginas FPLN do MFD e PERF INIT
- Adicionado suporte a plano de voo alternativo na importação do SimBrief
- Corrigido o cálculo da distância restante da perna RF (bug de sequenciamento de RF)
- Corrigido o tamanho do indicador de GS
- Corrigida a verificação do nome do waypoint para waypoints personalizados ATD
- Removido o transponder ATC2 da página RADIO do MCDU
- Corrigida a exibição do DIR/INTC ALT SEL
- Corrigida a lógica de contagem da página FIX INFO
- Corrigida a lógica de acionamento dos spoilers GLD
- Corrigida a distância/tempo para o destino no MFD sem chegada selecionada
- Aumentada a distância de detecção do fixo de espera
- Adicionado GSX.cfg com a opção pushbackRaise desabilitada
- Corrigidos artefatos no marcador de seleção de altitude grosseira
- Removida a influência do vento no arco de alcance para altitude
- Removido o segundo transponder
- O knob DSPL do pedestal agora controla o brilho mestre dos RTUs e MCDUs
- Câmeras de VR atualizadas para transições mais suaves
- Adicionado suporte para GPU do GSX (com limitações)
- Corrigido o contorno da aeronave ausente na página DOORS do EICAS
- Corrigida a função de desenho de holdings
- Corrigido o LNAV para curvas forçadas >180°
- Adicionadas novas tabelas de flex temp e interpolação
- Corrigido o problema de recálculo de altitude do FLX N1
- Corrigidas as entradas de vento ausentes no bloco de dados de decolagem
- Corrigida a configuração de flaps em 8° para decolagem
- Corrigida a atualização do GWT na PERF INIT após entrada de combustível no FMS
- Corrigida a sincronização do brilho do radar meteorológico com o display
- Corrigida a resposta do radar meteorológico à proa
- Corrigidos os tempos de deslocamento dos flaps dependendo da taxa de quadros
- Corrigida a extensão antecipada dos spoilers (suporte de aileron)
- Corrigida a remoção antecipada dos calços das rodas durante o pushback
- Corrigido o alcance incorreto do alvo TCAS no modo de tráfego do MFD
Resumo e Análise Editorial FlySimBR
Esta é uma atualização substancial e muito bem-vinda da Aerosoft, que aborda diretamente o feedback da comunidade acumulado ao longo do tempo. O foco em refinar a dinâmica de voo central, o comportamento do piloto automático e a lógica de navegação eleva significativamente a fidelidade da simulação. A modernização do projeto, como a remoção dos arquivos .air
, e a adição de funcionalidades como as novas tabelas de temperatura flexível, demonstram um compromisso contínuo em manter o produto relevante e robusto na plataforma MSFS. Sem dúvida, este update revitaliza o Aerosoft CRJ, consolidando-o como uma aeronave indispensável para os fãs de jatos regionais.
Fonte: “Aerosoft Updates the CRJ on MSFS”, publicada por FSElite, em 03 de julho de 2025.
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