A Cowan Simulations acaba de anunciar uma atualização robusta para seu helicóptero CowanSim S76C++, aprimorando significativamente a experiência de voo no Microsoft Flight Simulator 2020 e 2024. A novidade chega cerca de dois meses após o lançamento do seu helicóptero “flagship”, reforçando o compromisso da desenvolvedora com o suporte contínuo aos seus produtos.
A atualização, que já foi aprovada pela Microsoft, está programada para ser liberada no Marketplace oficial entre os dias 27 e 31 de outubro. Este pacote de melhorias foca em áreas cruciais como o piloto automático, sistemas de estabilidade, aviônicos e gerenciamento de motores.

Melhorias no Piloto Automático e Estabilidade
O coração desta atualização está no comportamento dinâmico da aeronave. O sistema de piloto automático e o SAS (Stability Augmentation System) do CowanSim S76C++ foram profundamente revisados para oferecer uma simulação mais autêntica e precisa.
As principais mudanças incluem uma recalibração completa da estabilização SAS e maior acurácia na compensação do “force trim”. Uma melhoria notável para operações em baixa velocidade é que, abaixo de 60 nós (IAS), o modo ATT do piloto automático agora manterá a inclinação lateral (bank), aprimorando drasticamente a capacidade de voo pairado. Além disso, as transições entre os modos do piloto automático estão mais suaves. Como medida de segurança, uma falha no “cyclic trim” fará com que o piloto automático reverta para o modo SAS.
Revisão Completa do Sistema EFIS
O painel de vidro do S76C++ também recebeu atenção especial da equipe de desenvolvimento. Os aviônicos foram refinados para corresponder com mais fidelidade à aeronave real.
Os indicadores do AFCS (Automatic Flight Control System) agora exibem as posições dos atuadores, em vez do trim, oferecendo uma leitura mais correta. Foram corrigidos os ponteiros ADF/LNAV, a função do botão NAV IDENT e as anunciações no EADI. O EHSI teve suas leituras de waypoint aprimoradas, com correções na precisão do ponto decimal. O comportamento do anunciador do rádio altímetro também foi corrigido, novas “fail flags” foram adicionadas e pequenos ajustes visuais nos emissivos do EFIS foram implementados.
Otimização dos Motores e Outros Sistemas
A gestão dos motores não ficou de fora. O governador foi reajustado para estabilizar a saída do acelerador, e o N1 máximo alcançável foi aumentado para operações OEI (One Engine Inoperative), ou seja, com um motor inoperante. Também foi adicionada a funcionalidade de atribuição de teclas para o seletor de limite OEI.
Uma nova lógica de reset para o aviso do filtro de barreira (barrier filter) foi implementada. Agora, os pilotos precisarão segurar o botão RESET por 5 segundos para redefinir o aviso, adicionando uma camada extra de realismo aos procedimentos operacionais.
Resumo e Análise Editorial FlySimBR
Esta atualização da CowanSim para o CowanSim S76C++ demonstra um excelente suporte pós-lançamento, abordando pontos cruciais de feedback da comunidade. As melhorias no piloto automático e na estabilidade, especialmente para voo em baixa velocidade e pairado, são extremamente bem-vindas e elevam o nível de realismo da simulação. Os ajustes finos no EFIS e nos sistemas do motor mostram uma atenção aos detalhes que diferencia produtos de alta qualidade. É um patch substancial que vai muito além de simples correções de bugs, refinando a experiência e solidificando o S76C++ como uma das melhores opções de helicópteros de médio porte para o Microsoft Flight Simulator.
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