A comunidade de simulação de voo, especialmente os entusiastas da aviação regional, recebeu uma excelente notícia nesta semana. A FlightSim Studio (FSS) anunciou oficialmente que o desenvolvimento dos seus E-Jets da FSS entrou na tão aguardada Estágio 4. Isso marca um passo decisivo na evolução do produto, introduzindo testes envolvendo a comunidade para o sistema de gerenciamento de voo customizado (cFMS) e recursos avançados de navegação vertical.
Desde o lançamento inicial, os pilotos virtuais aguardavam por uma profundidade maior nos sistemas da aeronave. Agora, segundo Carson, da equipe de desenvolvimento, a build atual já conta com um cFMS totalmente funcional. Isso inclui cálculos precisos de trajetória para LNAV (Navegação Lateral) e VNAV (Navegação Vertical), além da implementação completa do Autopilot v2 (APv2).

O que muda com a Fase 4?
A entrada na Fase 4 (de um total de 5.5 fases planejadas) significa que a aeronave atingiu um nível de estabilidade que permite a expansão dos testes para além da equipe interna. As principais inovações desta etapa incluem:
- cFMS Funcional: O sistema agora realiza cálculos complexos de rota independentes do padrão do simulador.
- Capacidade RNAV: O FMS e o piloto automático agora são capazes de executar aproximações RNAV, um recurso essencial para a operação realista dos Embraer E170/175 e E190/195 modernos.
- Correção de Bugs: A equipe trabalhou na eliminação dos maiores erros encontrados nas versões alfa internas, garantindo uma experiência mais fluida para os testadores.
Processo de Seleção e Acesso
A FSS informou que os usuários selecionados para as primeiras rodadas de testes já receberam instruções via e-mail ou mensagem no Discord sobre como instalar a cópia de teste. Para aqueles que se inscreveram mas não entraram na primeira leva, a desenvolvedora pede paciência: “todos que se inscreveram eventualmente terão acesso concedido”, afirmou o comunicado.
Devido a um número excepcional de candidatos na primeira onda, as inscrições para novos testadores estão temporariamente fechadas. No entanto, a FSS indicou que pode reabrir o cadastro no futuro, recomendando que a comunidade fique atenta aos próximos anúncios.
Roteiro de Desenvolvimento Atualizado
Para contextualizar o progresso dos E-Jets da FSS, a desenvolvedora reiterou o roteiro das fases de implementação do novo sistema:
- Testes Internos do cFMS, AP apenas LNAV (Concluído)
- Testes Comunitários do cFMS, AP apenas LNAV (Concluído)
- Testes Internos do cFMS, AP LNAV e VNAV (Concluído)
- Testes Comunitários do cFMS, AP LNAV e VNAV (Em Progresso) 4a. Lançamentos Experimentais do cFMS (Detalhes a definir)
- Lançamento Completo do cFMS e APv2
Com o Microsoft Flight Simulator 2024 já estabelecido no mercado, a pressão por aeronaves com sistemas de alta fidelidade aumentou. A evolução dos E-Jets demonstra o compromisso da FSS em transformar seu produto, inicialmente focado em visuais, em uma plataforma de simulação robusta.
Resumo e Análise Editorial FlySimBR
A transição para a Fase 4 é, sem dúvida, o momento mais crítico e promissor para os E-Jets da FSS. A falta de um VNAV funcional e de um FMS customizado sempre foi o “calcanhar de Aquiles” deste addon, afastando os simuleiros mais exigentes (“hardcore”). Ao liberar o LNAV/VNAV e capacidades RNAV para testes comunitários, a FlightSim Studio mostra transparência e confiança no código que escreveu. Se os relatos dos testadores forem positivos, podemos estar muito próximos de ter a família E-Jet definitiva para a plataforma, competindo em pé de igualdade com outros addons de “study level”.

