Em uma reveladora entrevista à Sky Blue Radio, Robert Randazzo, fundador e CEO da PMDG, confirmou oficialmente o que muitos na comunidade já suspeitavam: a desenvolvedora está diretamente envolvida no novo Treinador Virtual de Procedimentos de Aeronaves (VAPT) da Boeing, desenvolvido em parceria com a Microsoft. Além dessa confirmação de peso, Randazzo ofereceu atualizações extensas sobre o aguardado PMDG 737 MSFS 2024, que promete elevar o nível da simulação na nova plataforma.
Recentemente, surgiram informações de que a Boeing estaria utilizando a tecnologia do Microsoft Flight Simulator como base para ferramentas de treinamento profissional. Agora, sabemos que a PMDG forneceu peças fundamentais dessa tecnologia. “O que eles [Boeing e Microsoft] construíram é alucinante”, afirmou Randazzo, explicando que o sistema permitirá que pilotos reais treinem fluxos de cabine e tomadas de decisão em um ambiente “sem riscos” antes mesmo de entrarem nos simuladores Full-Flight (FFS).

O 737 definitivo para o MSFS 2024
Para os simmeiros, a grande notícia é sobre o desenvolvimento da aeronave. Randazzo descreveu a nova versão do PMDG 737 MSFS 2024 como uma reconstrução quase completa, projetada especificamente para tirar proveito do novo simulador. Ao contrário de uma simples portabilidade, este produto foi desenhado para explorar os sistemas avançados de iluminação e renderização que o novo simulador da Microsoft oferece.
Entre as novidades, destacam-se:
• Cabine e Cockpit Reformulados: Janelas e portas agora possuem animações completas, e o ambiente interno conta com dezenas de novos detalhes interativos.
• Áudio Imersivo: O conjunto de sons foi reescrito do zero por um piloto real de 737 e engenheiro de áudio. Randazzo garante que a modelagem acústica, desde a dinâmica dos motores até o som do vento, faz com que pareça “uma gravação real do avião”.
• Ruptura com o Passado: Para utilizar plenamente as capacidades do MSFS 2024, a nova versão não será compatível com o simulador de 2020.
Lançamento e Futuro: 747 e 737 MAX
A expectativa é que o 737-800 seja lançado antes do final de 2025, com as demais variantes chegando logo na sequência. Randazzo assegurou que os atuais proprietários da versão anterior receberão um desconto no upgrade.
Sobre o futuro, o CEO atualizou o roadmap da empresa. Os projetos do 747 (o Clássico -100 e o -400) continuam progredindo bem. O modelo do cockpit do clássico está quase pronto, enquanto o código de sistemas do -400 está mais avançado. Além disso, o 737 MAX está confirmado na linha de produção. Por outro lado, Randazzo foi categórico ao negar qualquer rumor sobre um 757: “Posso confirmar para vocês que isso não é verdade”.
Resumo e Análise Editorial FlySimBR
A confirmação da colaboração entre PMDG e Boeing é um marco histórico que valida a qualidade “study-level” dos addons da empresa no mercado de treinamento real. Ao optar por quebrar a compatibilidade com o simulador de 2020, a PMDG demonstra coragem para não limitar o potencial do novo PMDG 737 MSFS 2024, prometendo uma imersão visual e sonora sem precedentes. Embora a negativa sobre o 757 seja um balde de água fria para alguns, a confirmação do 737 MAX e o progresso nos 747s garantem um futuro robusto para a aviação comercial no simulador.

