Super 27 da FSS voando com ima imagem de baixo

FSS anuncia expansão Super 27 para o Boeing 727

Microsoft Flight Simulator

A FlightSim Studio AG (FSS) surpreendeu a comunidade de simulação de voo ao anunciar, durante a FSExpo, uma aguardada expansão para o seu Boeing 727: o Super 27. Esta atualização promete modernizar o clássico trijato, tornando-o mais silencioso, eficiente e acessível para novos pilotos virtuais.

Lançado originalmente como uma atualização para a aeronave real em 1988, o Super 27 trouxe modificações significativas. A principal delas foi a substituição dos motores laterais pelos mais silenciosos e eficientes JT8D-217C/219, enquanto o motor central recebeu um “hush kit” para redução de ruído. O resultado foi uma aeronave consideravelmente mais silenciosa, com uma queima de combustível 10% menor e, consequentemente, maior alcance e melhor performance em pistas curtas ou restritas.

O que esperar do Super 27 da FSS?

Atendendo aos pedidos de parte da comunidade que considera o 727 clássico muito complexo de operar, a FSS equipou o Super 27 com aviônicos modernos. A expansão incluirá um sistema opcional de EFIS e piloto automático da Rockwell-Collins, um novo transponder digital com TCAS, indicador de velocidade vertical digitalizado, medidores de combustível digitais e um sistema de auto-spoiler.

Essas novidades visam tornar a pilotagem mais intuitiva e familiar para simuleiros acostumados com aeronaves mais novas. Além das melhorias no cockpit, a FSS confirmou que a expansão incluirá diversas texturas (liveries) para as versões de passageiros e cargueiro. A dinâmica de voo também foi atualizada para refletir o aumento de peso e a performance superior dos novos motores.

Novidades sobre os E-Jets e futuros projetos

A FSS não se limitou ao Super 27. A desenvolvedora também apresentou o progresso na atualização da sua linha Embraer E-Jets. Um vídeo exibiu o FMS customizado em desenvolvimento, que, embora ainda sem VNAV, já apresenta um display de situação vertical funcional.

A grande notícia para os proprietários dos E-Jets é o lançamento de um programa de testes públicos para o novo FMS a partir de julho. O objetivo é testar a performance, o comportamento do piloto automático, o desenho de rotas e a lógica do LNAV, com a aguardada capacidade VNAV prevista para chegar ainda este ano.

Para o futuro, a FSS revelou estar trabalhando em aeronaves da TECNAM, incluindo o P2012, que será um produto nativo do MSFS 2024, e o P2006T. E para os fãs do “Trijato”, a equipe confirmou que a variante 727-100 está no roadmap de desenvolvimento, com previsão de início dos trabalhos para o próximo ano.

Usuários que tiverem interesse em se inscrever neste novo programa de testes experimentais — e não tiverem medo de comportamentos instáveis ou travamentos envolvendo WASM — podem se cadastrar através deste link.


Resumo e Análise Editorial FlySimBR: A FlightSim Studio demonstra estar atenta ao feedback da comunidade ao anunciar a expansão Super 27. A modernização do 727 é uma jogada inteligente, que não só agrega valor a um produto existente, mas também o torna mais atrativo para um público mais amplo, que talvez se sinta intimidado pela complexidade dos aviônicos “oldschool”. Simultaneamente, o avanço contínuo nos E-Jets, com a abertura de um beta público para o FMS, mostra o compromisso da empresa em refinar seus produtos e entregar as funcionalidades mais pedidas pelos seus clientes. É um conjunto de anúncios que equilibra o clássico e o moderno, prometendo um futuro movimentado e interessante para os fãs da FSS.

Fonte: “FlightSim Studio Announces Super 27 Expansion Pack”, publicada por FSElite, em 27 de junho de 2025.

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