Quando Nick Cyganski, da Black Square, anunciou que desenvolveria o icônico Starship para os simuladores, a comunidade de simulação de voo foi tomada por uma onda de expectativa. Esta aeronave representa um dos projetos mais distintos e ambiciosos da aviação: um design inesquecível que remete à era espacial, com asas canard de enflechamento positivo, hélices propulsoras na cauda e um uso extensivo de materiais compósitos.

A reputação da Black Square por seu nível meticuloso de detalhes prometia uma simulação autêntica desta aeronave nada convencional – e comercialmente malfadada –, permitindo aos simmers explorar seus sistemas complexos e características de voo peculiares como nunca antes. Agora que a espera pelo Starship está quase no fim, passamos vários dias voando virtualmente pela região oeste dos Estados Unidos para trazer nossas primeiras impressões sobre essa aeronave lendária.
Um Design Nascido nos Anos 80
Concebido nos anos 1980 com a colaboração da Scaled Composites, empresa do lendário designer de aeronaves Burt Rutan, o Starship, um turboélice bimotor de hélice propulsora, foi originalmente idealizado para ser o sucessor da bem-sucedida linha King Air da Beechcraft. A aeronave se tornaria um dos designs mais inovadores a entrar em produção, trazendo diversas inovações para a aviação geral:
- A primeira aeronave com asa canard certificada.
- A primeira aeronave executiva com estrutura totalmente em compósitos.
- O primeiro turboélice bimotor de hélice propulsora certificado pela FAA.
- A primeira aeronave de aviação geral com um cockpit totalmente digital (glass cockpit).
- Permanece como um dos apenas três turboélices civis com teto de serviço de 41.000 pés.
O protótipo do Starship, NC-1, voou pela primeira vez em 15 de fevereiro de 1986, e a produção começou em 1988. No entanto, apenas 53 unidades seriam construídas quando a produção cessou em 1995, um número muito aquém das centenas inicialmente previstas. Diversos fatores contribuíram para o fim do Starship: seu design radical e futurista gerou hesitação em potenciais compradores e preocupações com custos de manutenção; foi lançado durante uma desaceleração econômica no final dos anos 1980; e seu alto preço era comparável ao de jatos executivos mais rápidos e tradicionais. Além disso, devido ao uso extensivo da tecnologia relativamente nova de materiais compósitos, os reforços estruturais exigidos pela FAA aumentaram seu peso, exigindo que os pilotos obtivessem uma habilitação de tipo específica, o que adicionou uma barreira à sua adoção. Em 2003, a Raytheon, empresa-mãe da Beechcraft, considerou o suporte a uma frota tão pequena proibitivo em termos de custo e iniciou um programa para recomprar e desmantelar a maioria dos Starships, embora alguns tenham sido preservados em museus ou por proprietários privados dedicados.
Preservando a História Digitalmente
Atualmente, apenas seis exemplares do Starship permanecem aeronavegáveis, e para a Black Square, recriar digitalmente a aeronave para o Microsoft Flight Simulator (MSFS) se tornou um projeto de paixão. Segundo Nick Cyganski, da Black Square: “Sinto-me honrado em preservar a frota digitalmente para a próxima geração de admiradores do Starship. Com os simuladores de voo, temos a oportunidade de preservar mais do que apenas a fachada de uma aeronave, mas também os sistemas e as habilidades necessárias para gerenciá-los. Com sorte, meus esforços também apresentarão, àqueles que de outra forma não teriam ouvido falar deste magnífico avião, uma das máquinas voadoras mais revolucionárias já construídas.”
Vamos explorar o que o Starship da Black Square oferece para o Microsoft Flight Simulator.
Documentação Abrangente
O Starship da Black Square vem com um manual completo de 190 páginas, disponível na página de suporte do produto da JustFlight.com. O manual detalha o layout do cockpit do Starship, sistemas, limitações da estrutura, velocidades de referência, mensagens de aviso e cautela, e cada instrumento incluído como parte do sistema de aviônicos, bem como a forma de usá-lo nos modos normal e de reversão.
Adicionalmente, no momento da publicação, a Black Square e a JustFlight lançaram uma série de vídeos de visão geral técnica, cobrindo as características únicas do Starship, incluindo aerodinâmica, modelagem de falhas, sistemas ambientais e elétricos, e planejamento de voo, entre outros.
Esquemas de Pintura Incluídos
A Black Square incluiu seis esquemas de pintura para a aeronave (além de um todo branco para criadores de liveries). As opções replicam os esquemas de pintura de fábrica das aeronaves originais, e os números de registro de cauda correspondem a vários dos Starship que estão atualmente em voo. Além disso, a aeronave utiliza o sistema dinâmico de número de registro da Black Square, permitindo que os criadores de liveries personalizem o tamanho, posicionamento e fonte do número de cauda. Devido a um bug no MSFS 2024, existem limitações nesse sistema no simulador, mas uma correção está planejada para uma próxima atualização de serviço da Asobo.
Opções de Aviônicos
O cockpit do Starship apresenta o sistema de gerenciamento de aviônicos Rockwell Collins AMS-850 – um glass cockpit de ponta, pioneiro para os anos 1980. Muitos instrumentos do conjunto serão familiares para pilotos virtuais acostumados a outros painéis digitais. É nos detalhes associados a esses instrumentos que a Black Square faz jus à sua reputação, e o Starship não é diferente. Cada instrumento foi cuidadosamente elaborado para parecer e operar como a contraparte do mundo real, mas também para responder a condições ambientais, como temperatura, e exigir o gerenciamento adequado dos sistemas de resfriamento para sua longevidade.

Cada instrumento está sujeito a falhas usando a modelagem de falhas baseada em desgaste, tempo médio entre falhas (MTBF) ou falha programada da Black Square. Isso significa que é possível perder um display e ser obrigado a tomar as ações apropriadas, incluindo recorrer ao modo de reversão, se aplicável. O conjunto de aviônicos real de “14 tubos” (CRT) e as unidades substituíveis em linha (LRUs) associadas do Starship real desenvolveram uma reputação por exigir gerenciamento adequado de temperatura para resfriamento, bem como as várias peculiaridades e excentricidades do sistema, e a Black Square representou isso muito bem.
A profundidade dos detalhes e sistemas do cockpit é o que esperamos da Black Square, tanto na operação normal quanto na anormal. A instrumentação da aeronave funciona exatamente como no avião real, e os sistemas são obsessivamente detalhados, até mesmo em pontos como o acúmulo de calor no compartimento de aviônicos, por exemplo. O cockpit parece vivo quando a aeronave é ligada pela primeira vez. O conjunto completo de aviônicos AMS-850 do Starship inclui os seguintes instrumentos:
- ASI-850A Indicador de Velocidade (ASI)
- ALI-850A Indicador de Altitude/Velocidade Vertical (ALI)
- PFD-870 Primary Flight Display (PFD)
- ND-870 Navigation Display (ND)
- ECD-870 Engine/Caution Display (EICAS)
- MFD-870 Multifunction Display (MFD)
- CDU-850A Control Display Unit (CDU)
- SDU-640A Sensor Display Unit (SDU)
- RTU-870A Radio Tuning Units (RTU)
- CHP-850 Course/Heading Panel (CHP)
- AAP-850 Altitude Awareness Panel (AAP)
- MSP-850A Autopilot Mode Select Panel (MSP)
- APP-85D Autopilot Panel (APP)
- ARINC 429 Digital Clock
- Reversionary & Switching Panel (Piloto/Copiloto/Central)
- Instrumentação de Standby de Velocidade, Atitude e Altitude
Muito do conjunto AMS-850 será familiar para simmers acostumados a cockpits de vidro modernos. A Unidade de Display de Controle CDU-850A (CDU), no entanto, parece um pouco anacrônica para um cockpit moderno e exige a maior curva de aprendizado ao pilotar o Starship. Este instrumento fornece acesso direto ao planejamento de voo e a todas as funções do Sistema de Gerenciamento de Voo (FMS). Embora intuitivo de usar uma vez que você ganha experiência, você pode ver pistas de como o design fez a ponte entre os dias pré-GPS e a instrumentação de cockpit moderna.
Uma peculiaridade particular do CDU-850 é que todos os dados são inseridos usando um teclado alfanumérico com letras em cada tecla, conhecido como layout “T9” – análogo a um teclado numérico de telefone. A entrada de letras é feita pressionando a tecla numérica associada e a tecla “LTR” várias vezes. Isso pode ser demorado quando se trata de inserir mais de alguns waypoints. No entanto, ao contrário do mundo real, a Black Square nos deu a opção de clicar na tela do CDU-850 para permitir o uso do teclado conectado ao seu computador, simplificando muito a entrada de waypoints.
Navegação à Moda Antiga
Desenvolvido na era anterior à navegação GPS, o Starship original vinha com a opção de usar a navegação VLF (Very Low Frequency)/Omega. A navegação VLF/Omega utiliza ondas de rádio de comprimento de onda excepcionalmente longo, tipicamente na faixa de 3 a 30 kHz, para posicionamento. Esses sinais de baixa frequência podem se propagar por vastas distâncias, refletindo entre a superfície da Terra e a ionosfera, formando uma guia de onda estável. Os receptores medem as diferenças de fase desses sinais de múltiplos transmissores VLF baseados em solo para calcular a posição da aeronave.
A Black Square simulou completamente a opção de pilotar o Starship com seu equipamento original agora antiquado. Usando o CDU-850, os usuários podem desabilitar o aumento de posição GPS na aeronave e depender exclusivamente da navegação VLF/Omega ou VOR pré-GPS. O Display Multifuncional (MFD) fornece um meio de monitorar o status dos receptores de posição da aeronave, mas os simmers devem estar cientes de que a recepção do sinal é reduzida em áreas remotas do globo, em solo ou em precipitação intensa.
Se as peculiaridades e desafios da navegação “old-school” não são a sua praia, a Black Square integrou o navegador GNS-430 da Working Title na parte traseira do console central. Este upgrade “moderno” para o Starship permite planos de voo acoplados ao piloto automático, aproximações, saídas e chegadas. O manual fornece uma visão geral completa dos vários meios de navegação no Starship.
Dinâmica de Voo e Sons
O Starship da Black Square apresenta um conjunto de sons personalizados da Boris Audio Works, incorporando sons de motor e cockpit de alta qualidade da aeronave real, aprimorando a experiência. Desde a partida dos motores Pratt & Whitney PT6A-67A Free-Turbine de 1.200 SHP (895 kW) do Starship, até o beta e a potência total de decolagem, os sons do motor são imersivos e precisos. A experiência auditiva inclui até mesmo o ruído sutil da cabeça de leitura do drive de disquete de 3.5 polegadas procurando quando um disco é inserido no leitor de disco da Unidade de Banco de Dados (DBU).
De acordo com a Black Square, o modelo de voo do Starship corresponde ao desempenho da aeronave real dentro de 2% dos números do POH (Manual de Operações do Piloto), e nossos testes confirmaram essa afirmação. No MSFS2020, a aeronave utiliza aerodinâmica canard baseada no Velocity XL, a primeira aeronave para MSFS lançada sob o nome Black Square. Assim como todas as aeronaves recentes da Black Square, o Starship utiliza física de hélice CFD e estol, bem como o MSFS 2020, SU15, manuseio de solo aprimorado e física de pneu flexível.
Cockpit e Cabine
A cabine do Starship possui assentos para seis passageiros, um assento com cinto no lavatório traseiro, além dos dois assentos no cockpit. As texturas são nítidas e convincentemente realistas, até mesmo o grão do couro dos assentos. No entanto, a cabine é minimamente interativa em comparação com aeronaves recentes no mercado. Você não encontrará um vaso sanitário com descarga ou xícaras de café “bebíveis” aqui. Mas essas coisas parecem inconsequentes, dada a quantidade de tempo que você realmente as usaria.

As texturas noturnas são igualmente bem-feitas, e a iluminação da cabine e do cockpit é totalmente ajustável e pode ser ligada e desligada com interruptores animados, e o brilho pode ser totalmente ajustado. Luzes de leitura individuais podem ser selecionadas acima de cada assento para adicionar um brilho realista à cabine durante operações noturnas. A iluminação do cockpit é igualmente configurável, com várias opções de iluminação, variando de luz de inundação do cockpit, luzes de mapa, iluminação de instrumentos regulável e iluminação eletroluminescente sob o para-brisa.
Interface do Tablet
Como vimos ser adotado em toda a linha Black Square, a interface do tablet personalizado é central para a operação do Starship. Enquanto em uso, o tablet é discreto, mas pode ser afastado através do ponto de clique localizado na área do suporte de documentos à esquerda do assento do piloto. A interface do tablet da Black Square permite que os pilotos configurem as opções da aeronave, gerenciem a carga útil, controlem falhas e monitorem motores, esquemas elétricos e sistemas de controle ambiental. Cada página sinóptica é altamente detalhada, mostrando o estado atual do sistema relevante. Por exemplo, a página de visualização do motor ajuda os pilotos a ver parâmetros e condições do motor anteriormente invisíveis, permitindo uma imagem instantânea e aprofundada da operação e saúde do motor. Da mesma forma, a página de carga útil permite o carregamento e descarregamento de passageiros, combustível e carga, e exibe um impacto em tempo real no centro de gravidade da aeronave.

Voando o Starship
O Starship está disponível para Microsoft Flight Simulator 2020 e Microsoft Flight Simulator 2024. Segundo a Black Square, a operação no MSFS 2024 está sujeita a algumas ressalvas operacionais que serão corrigidas em uma próxima atualização de serviço. As principais delas são problemas que tornam o sistema de registro dinâmico altamente personalizável da Black Square não confiável, bem como um sistema LOD que resulta na visibilidade dos modelos “surgindo” em várias distâncias. Esses problemas não afetam a versão MSFS 2020 da aeronave, que é o simulador em que nossos testes foram conduzidos.
No MSFS 2024, um modo de walk-around interativo permite inspecionar a aeronave e remover calços e tampas do motor. Preste atenção especial aos pinos de travamento do trem de pouso que devem ser removidos antes do voo para permitir que o trem de pouso seja recolhido. Bandeiras vermelhas de “remover antes do voo” que são animadas para balançar com a brisa ajudarão você a se lembrar deste item pré-voo.
Uma vez ligada, o sistema de checklist nativo do MSFS fornece mais de 600 itens de checklist para 62 procedimentos normais, anormais e de emergência que podem ser exibidos no jogo usando o Display Multifuncional MFD-870. Checklists imprimíveis também são fornecidos no manual do Starship. Ao ligar a aeronave, tenha em mente que a Black Square simulou quase todos os aspectos do sistema elétrico do Starship. Cálculos personalizados dentro do simulador e disjuntores interativos têm um impacto na carga elétrica e na operação dos sistemas correspondentes.
O fabricante original não escondeu a linhagem do Starship, e qualquer pessoa familiarizada com o King Air se sentirá em casa no cockpit. A partida do motor pode ser realizada via bateria ou energia externa, e os PT6A-67As simulados ganham vida de forma confiável assim que o combustível é introduzido – a menos que você tenha selecionado uma das muitas opções de falha. Os detalhes da operação do motor de turbina são previsivelmente bem simulados. De fato, a Black Square adverte que fatores como posicionar a aeronave com um vento de cauda significativo podem influenciar a temperatura inicial dos motores. O calor residual simulado também afeta a partida segura de um motor, exigindo acionamento a seco (dry-motoring) para levar o ITT do motor a uma faixa aceitável antes de uma partida segura.
O manuseio em solo se beneficia da faixa beta personalizada da Black Square que vimos pela primeira vez no TBM-850. A operação da faixa beta da hélice retarda efetivamente a aeronave como deveria, exigindo uso mínimo de freio nas pistas de táxi. Taxiar o Starship simplesmente parece “certo” e é fácil de controlar.
Em um dia padrão, com peso máximo de decolagem, usando flaps e 100% de torque, a velocidade de rotação V do Starship é de 101 nós. O Starship da Black Square acelera realisticamente em direção a esse objetivo, e embora a aeronave não tenha hélices contra-rotativas, a proximidade do vetor de empuxo dos motores à linha central significa que a aeronave segue fielmente com a compensação adequada. Pilotar a aeronave manualmente é um prazer, e com a integração opcional do Working Title GNS 430, partidas, chegadas e aproximações acopladas ao piloto automático são possíveis, algo que os pilotos virtuais apreciarão em condições meteorológicas instrumentais (IMC) difíceis.
Pousar o Starship é um evento tranquilo, desde que você mantenha a velocidade e abaixe o nariz suavemente no toque. Devido à aerodinâmica do design do Starship, a asa canard dianteira de enflechamento variável estará próxima do estol no ângulo de ataque necessário para o pouso. De forma contraintuitiva, o uso do beta ou do empuxo reverso pode ajudar na tarefa de abaixar suavemente o nariz.









Considerações Finais
O Starship da Black Square para Microsoft Flight Simulator é um testamento tanto a uma aeronave extraordinária quanto ao compromisso da desenvolvedora em criar add-ons hiper-realistas. Desde seus aviônicos peculiares fielmente recriados e opções de navegação “old school” até sua modelagem de sistemas incrivelmente detalhada e dinâmica de voo autêntica, o Starship oferece uma oportunidade incomparável de sentir como é pilotar a aeronave real, uma oportunidade cada vez mais rara. Como Nick Cyganski coloca, “o Starship é uma preservação digital da história”, e a Black Square garantiu com sucesso que esta aeronave revolucionária, junto com todas as suas excentricidades e conquistas, continue a inspirar e desafiar pilotos no futuro.
Lançamento e Disponibilidade
O Black Square Starship para FS2020 e FS2024 será lançado em 19 de junho, com preço de £39.99/€44.95/$54.99. A aeronave estará inicialmente disponível no site da JustFlight.com, com lojas de terceiros e o Marketplace a seguir.
Análise Crítica FlySimBR: O Starship da Black Square se destaca não apenas pela fidelidade ao design único da aeronave original, mas pela profundidade de sua simulação de sistemas e aviônicos. A atenção aos detalhes, desde a gestão térmica dos instrumentos CRT até a simulação das peculiaridades da navegação pré-GPS, oferece uma experiência de voo verdadeiramente imersiva e desafiadora. É mais do que um modelo bonito; é uma peça de história da aviação que ganha vida, ideal para simmers que buscam um realismo elevado e uma curva de aprendizado gratificante. A integração com o GNS 430 é um acréscimo bem-vindo para quem prefere uma navegação mais moderna, sem comprometer a autenticidade dos sistemas originais.
Fonte: “First Look: Black Square Starship”, publicada por FSElite, em 12 de junho de 2025.