A iniBuilds, renomada desenvolvedora de aeronaves para simuladores de voo, revelou seu mais novo projeto: o iniBuilds F406 Caravan II. Este robusto avião utilitário promete trazer uma nova camada de versatilidade e realismo ao Microsoft Flight Simulator 2024, atendendo desde operações de vigilância até transporte regional de passageiros.
Equipado com dois motores turboélice Pratt & Whitney PT6A-112, o F406 Caravan II é conhecido por sua confiabilidade e capacidade STOL (Decolagem e Pouso Curto), tornando-o uma verdadeira “ferramenta de trabalho” globalmente.
Desenvolvimento Detalhado e Acesso a Aeronaves Reais
Um dos destaques do projeto é o envolvimento de um membro da equipe da iniBuilds que possui acesso privilegiado a exemplares reais do F406 Caravan II. Isso permitiu a realização de escaneamentos 3D e a coleta de uma vasta quantidade de referências, garantindo um nível de detalhe e precisão impressionantes no modelo virtual.
“Meu nome é Mike Standen, sou Head de Produção aqui na iniBuilds. Antes de ingressar na empresa, eu era piloto comercial em tempo integral. Uma das aeronaves que pilotei no início da minha carreira foi o F406 Caravan II para uma empresa chamada RVL Group, sediada no aeroporto de East Midlands, no Reino Unido. Não era uma companhia aérea comum; eles operam muitos contratos de vigilância para o governo e o setor privado, além de realizar operações ad hoc de carga e passageiros por todo o Reino Unido e Europa. Fiquei animado em trazer para o MSFS a variedade e os desafios únicos de voos da guarda costeira, fotografia aérea e operações de pulverização, entre outras tarefas.”
Mike Standen, Head de Produção




Mike Standen, Head de Produção da iniBuilds e nome conhecido em projetos como o A350 Airliner e o A300-600R Airliner, ressaltou o empenho da equipe: “Como parte de nossa pesquisa e desenvolvimento na aeronave, fizemos algumas visitas ao hangar do RVL Group no Aeroporto de East Midlands. Eles possuem instalações fantásticas que cuidam de 11 aeronaves de vários tipos, incluindo o Beechcraft B200 King Air, o Beechcraft 260 King Air e, claro, o F406.”
A equipe realizou um escaneamento 3D completo da aeronave para garantir proporções e precisão visual. Posteriormente, retornaram para entrevistar o Chefe de Pilotos, Harry Shaw, um piloto experiente no tipo, que forneceu informações valiosas sobre a estrutura e as capacidades do F406.
Versatilidade Operacional e Recursos Inovadores
Com base nas informações coletadas, a iniBuilds implementou recursos que exploram a verdadeira versatilidade do F406. Para simulações de patrulha costeira ou operações de busca marítima, a variante de vigilância inclui uma câmera de vigilância giro-estabilizada animada. Montada em um sistema de gimbal, esta câmera se ajusta ativamente para manter um ângulo descendente constante, crucial para imagens precisas em movimento.

Além disso, o F406 é capaz de transportar cargas consideráveis. Um sistema dinâmico de carregamento de carga permite visualizar caixas e outros itens preenchendo a aeronave em tempo real, exigindo que os simmers se atentem à amarração correta da carga.

Para operações de guarda costeira, foram modelados equipamentos específicos, como o Side-Looking Airborne Radar (SLAR), montado ao longo da fuselagem para detecção de embarcações e derramamentos de óleo, e o AIS, um bulbo de radar na parte inferior da fuselagem que funciona como um ADS-B para navios.

Pensando na operação de um único piloto, o sistema de piloto automático personalizado da iniBuilds foi ajustado para replicar este estilo operacional, auxiliando nas cargas de trabalho enquanto mantém a fidelidade aos aviônicos e sistemas autênticos da aeronave.

Lista Completa de Recursos
O iniBuilds F406 Caravan II chega repleto de funcionalidades:
- Múltiplas variantes da aeronave: Com interiores, exteriores e sistemas específicos para cada missão (Passageiro, Carga, Câmera de Vigilância, Guarda Costeira/Radar, Pulverização Ambiental).
- Suporte autêntico a missões: Para os modos de carreira do MSFS 2024, incluindo transporte de passageiros e VIP, e operações de carga.
- Aviônicos GTN 650 totalmente integrados: Compatível com Asobo, PMS e TDS, com modelos GTN “hot-swappable”.
- EFB moderno com suporte a cartas Navigraph: Login QR/web, controle de payload, carregamento dinâmico e interatividade de portas/janelas.
- Sistemas de carregamento dinâmico: Passageiros e carga ajustados em tempo real.
- Sistemas de vigilância funcionais: Câmera giro-estabilizada animada, modo de levantamento aéreo com rastreamento GPS, sistemas de detecção SLAR e AIS.
- Sistema de piloto automático customizado: Projetado para operações realistas de um único piloto.
- Sistema de iluminação detalhado: Iluminação da cabine ajustável individualmente.
- Simulação precisa do sistema elétrico: Disjuntores selecionados operacionais.
- Realismo exterior: Modelo de alta fidelidade baseado em escaneamentos 3D, flaps Fowler customizados, efeitos de exaustão, blur de hélice e acessórios.
- Suíte de som imersiva da Echo 19 Audio: Sons autênticos de turbina PT6A e hélice McCauley de 3 pás, ticks de partida do motor, variação de RPM e áudio ambiental.
O iniBuilds F406 Caravan II em breve estará nos céus com os criadores de conteúdo e streamers favoritos da comunidade, e a iniBuilds expressa sua empolgação em trazer esta aeronave única e versátil para os hangares dos simmers.
Resumo do Redator FlySimBR:
A iniBuilds mais uma vez demonstra seu compromisso com a qualidade e o detalhe ao anunciar o F406 Caravan II. O acesso a aeronaves reais e a colaboração com pilotos experientes são diferenciais que prometem elevar o nível de realismo. A inclusão de múltiplas variantes e sistemas operacionais específicos, como a câmera de vigilância giro-estabilizada e o SLAR, é um grande atrativo, abrindo um leque enorme de possibilidades para os simmers que buscam experiências além do voo comercial tradicional. Este é, sem dúvida, um lançamento que merece atenção no Microsoft Flight Simulator 2024.
Fonte: “[Announcing iniBuilds F406 Caravan II for Microsoft Flight Simulator 2024!]”, publicada por iniBuilds Forum, em 13 de junho de 2025.